AO VIVO OUÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Notícias

06/07/2022 - Blumenau - SC

Blumenau implanta vagas de estacionamento preferenciais para autistas

O transporte coletivo da cidade também conta com bancos especiais para pessoas com autismo.


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) implantou duas vagas de estacionamento preferenciais para autistas em Blumenau. A vistoria das novas vagas aconteceu nesta quarta-feira, dia 6, e contou com a participação do prefeito Mário Hildebrandt; do diretor de transportes, Lairto Leite; do secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social, Alexandre Matias; do Tenente Coronel da Polícia Militar, Adair Alexandre Pimentel; de vereadores da Câmara Municipal de Blumenau e representantes de associações voltadas aos autistas.


As vagas ficam na Rua 15 de Novembro, ao lado da Ponte Desembargador Pedro Silva, próximo à AMA Blumenau - instituição que oferece tratamento especializado e multidisciplinar de apoio na inclusão escolar e social, visando uma vida digna e produtiva aos autistas e suas famílias.


Além disso, desde o dia 12 de junho, Blumenau conta com a Lei nº 9.195, de 12 de maio de 2022, que estabelece a implantação de adesivos indicando bancos especiais para autistas no transporte urbano da cidade. 


O símbolo de conscientização, que também foi apresentado à imprensa, fica fixado no interior dos veículos do transporte coletivo ao lado dos bancos especiais. O objetivo é informar que, além da obrigatoriedade das pessoas cederem lugares aos idosos, deficientes físicos e gestantes, os assentos também são destinados aos autistas.


“Além de todas as obras e ações que acontecem na cidade, avançamos constantemente em ações públicas que melhoram a vida da população autista. São novidades como estas que criam uma realidade com maior igualdade social, por isso esse olhar é importante na gestão de um município” ressalta Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau.


Credencial de estacionamento
Para o uso das vagas exclusivas para autistas, outro serviço que está disponível através da SMTT é a emissão da credencial de estacionamento exclusivo.


Para a emissão, a solicitação pode ser realizada tanto presencialmente, no atendimento da SMTT na Rodoviária de Blumenau, como por e-mail - devendo informar o telefone de contato e anexar os seguintes documentos listados abaixo:


- Documento de Identificação (CNH, cédula de identidade, carteira profissional expedida por órgão ou conselho oficial);


- Comprovante de residência atualizado do município de Blumenau (últimos três meses);


- Para pessoas com autismo: laudo médico com o número da CID;


- Para portadores de deficiência ou dificuldade de locomoção: declaração médica atestando a deficiência ou a dificuldade de locomoção devendo ainda constar se a enfermidade é temporária ou definitiva;

- Para gestantes: exame que comprove a gravidez.


O e-mail para contato e envio da documentação é o atendimento.smtt@blumenau.sc.gov.br e os telefones disponíveis são: (47) 3381-7000 ou ainda os ramais 2519 e 7745. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

 

 

Assessoria de Comunicação: Eduarda Loregian



Foto: Michele Lamin


Fonte: www.blumenau.sc.gov.br

CONTATOS

(47) 98441-7372
(47) 98441-7372
radioipas@gmail.com
www.radioipas.com.br

REDES SOCIAIS