AO VIVO OUÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Notícias

09/07/2022 - Blumenau - SC

Ação inédita em Blumenau simula incêndio no Hospital Santa Isabel

Treinamento coloca em prática protocolo de segurança para evacuação em uma unidade hospitalar.


Pela primeira vez na cidade de Blumenau as equipes de segurança e militares colocaram em prática o protocolo de segurança para evacuação em uma unidade hospitalar. O 1º Simulado de Preparação para Desastres em Hospitais realizado no Hospital Santa Isabel neste sábado, 09, mobilizou 236 profissionais entre médicos e enfermeiros, bombeiros, militares, servidores estaduais e municipais, entre outros. 


A inédita ação contou também com o aparato de 38 viaturas, entre ambulâncias, caminhões, motocicletas, incluindo a aeronave do Arcanjo. Assim que o alarme de incêndio ecoou na UTI Geral, os brigadistas da instituição acionaram o 3º Batalha de Bombeiros Militar e imediatamente se iniciou a evacuação das unidades atingidas. 


Bases operacionais foram montadas dentro do hospital e de prontidão o GRAC (Grupo de Ações Coordenadas) foi acionado para gerenciar e conduzir a situação. Conforme a triagem da equipe médica ocorria a evacuação das vítimas afetadas foi conduzida e deslocada para o Hospital Santo Antônio, Hospital Santa Catarina e Complexo Integrado de Saúde da FURB, que ficaram responsáveis por acolher os pacientes transferidos. 


Simultaneamente o trabalho continuou, seja no atendimento e resgate, como na retaguarda da situação, prestando atendimento a familiares, imprensa e comunidade em geral, para evitar o pânico. O GRAC se manteve ativo gerenciando a operação até que toda evacuação foi concluída e o incêndio, por fim controlado.  Entre as 30 vítimas fictícias, um suposto óbito foi simulado. 


O prefeito Mário Hildebrandt, enaltece este tipo de treinamento proposto pela Defesa Civil. “O triste episódio ocorrido na noite de quinta-feira na fábrica no bairro Salto do Norte, nos mostra que qualquer estabelecimento e construção estão sujeitos a este tipo de situação, e nós precisamos sempre estar preparados para contornar adversidades e resguardar as vidas humanas”, salienta. 


Do mesmo modo, o secretário da pasta, Carlos Olímpio Menestrina, reforça que o conhecimento teórico precisa ser testado na prática. “Nossos profissionais são capacitados a atuar em diversas situações e nada melhor que propor um desafio desta complexidade. Nele nós podemos avaliar como evolui o trabalho em sintonia com as demais instituições envolvidas e revisar o que precisa ser melhorado, caso haja alguma ocorrência desta magnitude”, reforça. 


Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga


Foto: Marcelo Martins


Fonte: www.blumenau.sc.gov.br

CONTATOS

(47) 98441-7372
(47) 98441-7372
radioipas@gmail.com
www.radioipas.com.br

REDES SOCIAIS